Home  .

Porque fazer terapia ? .

Terapia Comportamental Cognitiva .

O que é Depressão ? .

O que é Ansiedade ? .

Orientação Profissional .

Publicações .

Contato .

 
 
 

 

 

Centro de Tratamento da

Depressão e Ansiedade

São Paulo - SP


Karen Camargo
Psicóloga Clínica
CRP 06 / 69083

 

Rua Ribeiro do Vale, 360

Brooklin – São Paulo

(11) 37585642

karen@karencamargo.psc.br

 
 
           
   
 
   
               
     
   

. O que é Ansiedade ?

   
 
 
   

Na pré história, a única preocupação de nossos antepassados era providenciar alimento para sobreviver e fugir de possíveis ameaças de perigo. Nos dias de hoje, o ser humano se esforça para  alcançar sucesso profissional, ser rico, magro, entre outras cobranças. E assim, diante de tantas pressões, não é à toa que o número de ansiosos cresce a cada ano.

Existem autores que definem a modernidade como a era da ansiedade, associando este estado emocional à agitada dinâmica da modernidade onde sofremos pela falta de tempo, competitividade, consumismo e etc. Viver ansiosamente passou a ser uma condição do homem moderno ou um destino a qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.

A ansiedade, na medida certa, não causa mal. Ao contrário, pode funcionar como estímulo, fazendo o organismo se prevenir de eventuais riscos ou ameaças como a perda do emprego, um assalto, etc. A partir do momento que a ansiedade começa a sair do controle, prejudicar as atividades sociais, profissionais, comportamentais e provocar sintomas físicos, é que podemos dizer que a ansiedade deixou de ser normal.

Os principais sintomas do estado ansioso são os seguintes:

- Insônia
- Taquicardia
- Angústia
- Inquietação motora
- Incapacidade de relaxar
- Medo de acontecimentos ruins
- Insegurança
- Nervosismo
- Medo de perder o controle
- Boca seca
- Sensação de morte
- Dores musculares
- Dificuldade de concentração
- Compulsões como roer unha, fumar, beber ou comer em excesso

As manifestações mais comuns da ansiedade são as fobias, quando o paciente fica ansioso diante de uma situação específica, por exemplo, as pessoas que tem medo de dirigir, ou tem medo de lugares fechados. Outro tipo de ansiedade aguda é a Síndrome do Pânico que é uma sensação de mal estar geral acompanhado de uma forte sensação de morte. No Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a pessoa está sempre alerta e com uma sensação de insegurança prevalecendo. O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, também é considerado um transtorno de ansiedade. Nele, o indivíduo desenvolve algumas "manias" como organização ou medo de estar contaminado. A ansiedade social também leva muitos pacientes aos consultórios, uma vez que possuem dificuldade de lidar e conviver com as pessoas, muitas vezes por medo de serem desaprovados. A ansiedade pós traumática está presente depois de vividas situações estressantes agudas, como por exemplo, assaltos ou acidentes.

Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas sabem que devem procurar pausas em suas atividades diárias, que exercícios de relaxamento e prática de exercícios como a Yoga, por exemplo, podem ajudar. Porém, muitas vezes tais procedimentos são importantes, mas insuficientes para uma melhora efetiva. Procurar ajuda médica e psicológica em muitos casos é a grande saída para os ansiosos. O tratamento da ansiedade deve envolver psicoterapia e em alguns casos, o uso de medicação (ansiolíticos e antidepressivos).

Karen Camargo é formada em Psicologia pela PUC – SP. Especialização e aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e Núcleo Paradigma de ensino e pesquisa. Psicóloga diretora e coordenadora do projeto “Bem estar emocional no Jardim Irene” pela ONG Fundação Cafu. Atuação em gestão de carreira e recursos humanos nas empresas Unilever, Rhodia Poliamida e C&A Modas. Consultora técnica da revista eletrônica noivas e cia.

Direitos autorais segundo a Lei n. 9610 de 19/02/1998.

 

   
 
 
 
 
   

 

 
tratamento da depressão,tratamento depressão,tratamento depressao,tratamento para depressão,tratamento de ansiedade,tratamento de depressão,ansiedade tratamento,psicologa sp,psicologa moema,psicoterapia sp,estresse tratamento,psicologo sao paulo,psicologa em sao paulo,psicologia cognitiva,psicologia comportamental,terapia cognitiva comportamental,terapia psicologia,psicologo em sao paulo,sintomas de estresse,terapia brooklin,psicoterapia em são paulo,terapia em sao paulo,psicologo sp,psicologia tratamento,toc tratamento,terapia em são paulo,terapia são paulo,tratamento fobia,estresse no trabalho,estresse emocional,psicoterapia sao paulo,controlar a ansiedade